NO INÍCIO É SEMPRE MAIS COMPLICADO

Quantas vezes você tentou algo, que não deu muito certo, e ouviu: no início é sempre mais complicado! É uma frase clichê que vem acompanhada de um “tente de novo”. Eu já ouvi, várias vezes. A verdade é que o início de algum projeto é bem difícil mesmo e requer muita resiliência. Quando a criança está começando a andar, ela dá os primeiros passos e logo cai. São tantas tentativas até conseguir se equilibrar, mas elas fazem no instinto e recebem incentivo de quem está por perto. O tempo depende de cada criança, no final elas conseguem andar e logo estão correndo. E sempre estarão aprendendo algo novo e desafiador.

Lembro-me bem quando comecei a andar de bicicleta, era uma dificuldade manter-me firme, pedalar e não cair. Certa vez estava confiante de que já sabia e fui mostrar para minha tia, quando dei por mim estava no chão toda arranhada por uma cerca de arame. Mas aquele tombo e a vergonha não me fizeram desistir. No entanto, até hoje sou desconfiada. Preciso pedalar por vários minutos até tirar uma mão do guidom.

A insegurança é um sentimento perigoso e devemos desafiá-la, sempre que pudermos. Meu pai, por exemplo, me contou que meus irmãos tentaram ensiná-lo a andar de bicicleta. Eles seguravam o banco e mandavam ele pedalar. E assim ele seguia pela estrada, mas quando meus irmãos avisavam que tinham tirado a mão, ele ficava com medo e caía. Resultado: desistiu e nunca mais andou de bicicleta. Com a vida é assim. Nem sempre vai ter alguém segurando para você não cair. É confiar e desafiar a insegurança. Se caiu, mas tem certeza de que quer continuar, levanta e tenta de novo. Mais uma vez, um clichê. Mas no início é complicado mesmo.

O início de um sonho é realmente mais complicado

Quando estava na faculdade meu sonho era trabalhar em uma grande emissora de TV de minha cidade. Fiz o processo seletivo, passei em segundo lugar na prova escrita, mas na entrevista não fui aprovada. Continuei meu caminho, encontrei um outro estágio e um ano e meio depois de formada recebi o convite para trabalhar na emissora que tanto queria. Foi desafiador, eu não era tão experiente quanto os outros jornalistas, mas tinha vontade de aprender. Além disso, contava com o apoio de alguns colegas de trabalho e o incentivo de minha família. Cresci profissionalmente ao longo dos anos, executava muito bem as mais variadas tarefas que um jornalista pode sonhar em fazer. Claro que sempre errando e aprendendo, porque é assim que evoluímos.

Não é clichê, no início é complicado. Depois de tanto esforço para conseguir ser uma boa jornalista aqui estou eu de novo, começando uma nova jornada. Escrever é algo que todo mundo pode fazer, mas escrever com a alma a ponto de tocar o coração de outras pessoas é desafiador. Primeiro, porque vivemos no mundo das redes sociais, textos curtos, praticidade e pressa. É preciso usar a Internet a nosso favor. Segundo, ter resiliência quando alguém não der importância a algo que você faz com tanto amor e vontade. E terceiro, driblar a insegurança todas as vezes que você achar que não é capaz de inspirar as pessoas por meio das palavras. No começo é sempre mais difícil, uma frase que escuto com frequência, e mesmo achando cansativo ouvir, sei que é verdade. Por isso insisto até dar certo. 

2 thoughts on “NO INÍCIO É SEMPRE MAIS COMPLICADO”

Leave a Comment